Informação Geral
Direção
Diretor: Dra. Argentina Castilho
Tel: 21 780 51 30/1
E-Mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Contactos
Hospital de Santa Maria
Avª Prof. Egas Moniz
1649-035 Lisboa
Tel: 21 780 51 30/1
Fax: 21 780 56 04
E-Mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres
1769-001 Lisboa
Tel: 21 754 81 77
Fax: 21 754 81 76
E-Mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário
O Serviço Social está disponível em todos os Serviços do Centro Hospitalar Lisboa Norte, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h30 no HSM e das 09h00 às 17h00 no HPV – exceto no Serviço de Urgência Central, onde funciona diariamente das 9h às 23h.
Em regime de ambulatório, poderá estabelecer contacto com o assistente social no Serviço Social Central, de cada uma das unidades hospitalares.
Localização
Apresentação
O Serviço Social e Gabinete do Cidadão (SSGC) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) enquadra-se na orgânica hospitalar como uma unidade de suporte à prestação de cuidados de saúde e configura-se como elo de ligação e interlocutor privilegiado entre o utente, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.
Tendo como pilares fundamentais os princípios dos Direitos Humanos e da Justiça Social, procura a resolução de problemas concretos, a prevenção de disfunções e a promoção da mudança, numa perspetiva emancipatória de capacitação e empowerment. Contempla uma visão integral da realidade, através do estudo, diagnóstico e intervenção orientada para o utente, procurando adequar as respostas existentes às necessidades, preconizando uma abordagem holística, considerando o utente como ser simultaneamente único e portador de diversidade (social, psicológica, biológica, cultural, ambiental e espiritual).
Nota histórica
O Serviço Social na Saúde – especificamente em contexto hospitalar – surgiu em 1941 nos Hospitais Universitários de Coimbra, em 1942 no Hospital Júlio de Matos e em 1948 no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. No HSM e no HPV, o Serviço Social existe desde a inauguração de ambos, funcionando com autonomia e como órgão central no quadro das atividades hospitalares, conforme o estabelecido no Plano e Orgânica do HSM, de 1954.
Na definição dos Serviços e competências patente naquele plano, o Serviço Social integrava três grandes grupos: 1º Grupo: Administração, Conselho Técnico, Superintendência de Enfermagem e Serviço Social; 4º Grupo: Serviços de Bem-estar do Doente; 9º Grupo: Arquivos Clínicos e Estatística Médica.
Inicialmente a equipa era constituída por uma assistente social e quatro auxiliares sociais. A ação era praticada numa linha assistencial, sem qualquer estudo ou programa, baseada na aplicação de inquéritos sociais que tinham como função, aferir a situação económica dos utentes com o fim de determinar o pagamento dos cuidados, mediante o escalão de rendimentos. No contexto sociopolítico da época, o Estado assumia uma postura não-intervencionista, pelo que aqueles que não contribuíam para as caixas de previdência não tinham qualquer proteção social.
Depois de 1963, o quadro do Serviço Social vai sendo progressivamente alargado, e mais tarde, a Reforma Hospitalar de 1968, constituiu um fator decisivo para a consolidação e reconhecimento da profissão, ao definir o Hospital com um “Serviço de ação médico-social da comunidade dando primado à pessoa doente como razão de ser e objectivo final da instituição”.
Atualmente o SSGC do CHLN atua num universo muito amplo, integrando as múltiplas dimensões que contemplam a relação entre a doença, o utente dos serviços de saúde, a família e a sociedade. A sua equipa é composta por 52 Assistentes Sociais - 1 com o cargo de Diretor, 2 com funções de Coordenação e 49 com funções ao nível da ação direta. Fazem ainda parte do Serviço 3 Assistentes Técnicos e 2 Assistentes Operacionais.
Missão, Visão e Valores
Missão
O SSGC tem como missão contribuir para a elevação da qualidade e humanização da prestação dos cuidados de saúde, procurando responder às expetativas e necessidades bio-psico-sociais dos utentes.
Visão
O SSGC tem como visão o reconhecimento dos utentes, parceiros e outras partes interessadas como unidade orgânica, dotada de profissionais com índices de competência na vertente assistencial, formativa e de investigação a nível nacional e internacional.
Valores
- Igualdade, liberdade e dignidade humana
- Equidade, cidadania e justiça social
- Ética, competência e responsabilidade
- Qualidade e excelência dos cuidados de saúde
Estrutura orgânica e funcional
O SSGC do CHLN, está integrado nos Serviços de Apoio Clínico e constitui-se como uma unidade orgânica nuclear que dispõe de organização própria e autonomia técnica, dependendo, no aspeto funcional, direta e hierarquicamente do Presidente do Conselho de Administração.
Do desempenho profissional dos assistentes sociais salienta-se ainda a sua integração e colaboração em comissões, equipas e projetos que incidem na promoção da saúde e prevenção da doença, na gestão de processos de doença e promoção da autonomia e participação, no estudo/investigação e na melhoria da qualidade e humanização, tais como:
- Equipa de Gestão de Altas
- Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos
- Comissão de Qualidade e Segurança do Doente (CQSD)
- Grupo de Acompanhamento dos Produtos de Apoio/Ajudas Técnicas:
- Núcleo de Estudos do Suicídio (NES)
- Núcleo de Estudos e Tratamento de Etilo – Risco (NETER)
- Equipa de Intervenção Comunitária: Projeto Terapeutas de Referência
- Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar
- Núcleo de Gerontopsiquiatria
- Unidade Dia da Adolescência
- Unidade Projeto e Reabilitação
- Núcleo de Apoio à Criança e à Família
- Unidade Coordenadora Funcional (UCF
- Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD)
- Unidade Universitária de Geriatria
Intervenção Social
No CHLN, o Serviço Social abrange as grandes áreas funcionais de ação direta:
A intervenção do Serviço Social tem em conta a especificidade de cada Serviço, a natureza e estadio da doença. Assenta no cumprimento das seguintes competências:
Política da Qualidade e Certificação / Núcleo da Qualidade
Política de Qualidade e Certificação
A política da qualidade do SSGC, definida e configurada pelos elementos estruturantes do CHLN, sustenta-se numa estratégia de melhoria contínua e sistemática da qualidade dos serviços prestados, das metodologias de trabalho/intervenção (desenvolvimento de novas competências) e do próprio sistema de gestão (melhoria dos canais de comunicação e articulação intra e interinstitucional), contribuindo assim, para a humanização dos serviços de saúde, bem – estar, qualidade de vida e satisfação dos utentes/famílias, bem como a rentabilização/maximização dos recursos disponíveis.
Em 2010 e 2012, o SSGC foi distinguido com a Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais, atribuída pela prestigiada entidade europeia “EQUASS – European Quality in Social Service”, tendo sido o primeiro Serviço Social hospitalar do país certificado por esta entidade.
APSS Newsletter 29 Novembro 2010
Núcleo da Qualidade
O Núcleo da Qualidade assegura a coordenação estratégica do Sistema de Gestão da Qualidade, sendo alvo de revisão sempre que se considerar necessário, contribuindo para a promoção e melhoria da qualidade do Serviço. É composto pelo Diretor do SSGC (como Gestor da Qualidade), pela Equipa da Qualidade e por Equipas de Suporte à Qualidade.
Ensino e Investigação / Núcleo de Formação e Investigação
Ensino e Investigação
Ensino Pré-Graduado
O SSGC colabora no ensino pré-graduado da licenciatura em Serviço Social – incluindo Programa Erasmus – de várias instituições de Ensino Superior, nomeadamente:
- ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
- ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
- Universidade Católica Portuguesa
- Universidade Lusíada
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Ensino Pós-Graduado
Colabora em Pós-Graduações e Mestrados leccionando temas ligados à intervenção social na saúde e proporciona estágios profissionais a assistentes sociais de outros hospitais na área dos Cuidados Paliativos e Gabinete do Cidadão.
Formação e Investigação
Participação em Colóquios, Jornadas, Seminários e Congressos; apresentação de comunicações sobre a atividade do SSGC no CHLN em Sessões Clínicas, Colóquios, Jornadas, Seminários e Congressos; realização de projetos de investigação sobre temáticas pertinentes e relevantes relacionadas com a especificidade, qualidade e eficiência da intervenção social.
Núcleo de Formação e Investigação
O Núcleo de Formação e Investigação tem como objetivo principal incentivar a pesquisa, o debate e a formação dos assistentes sociais, com vista à aquisição de novos conhecimentos e à melhoria do trabalho a desenvolver.
Tem as seguintes atribuições genéricas:
- Gerir a formação pré e pós-graduada em Serviço Social através da seleção das propostas de estágios
- Efetuar o levantamento de necessidades de formação dos assistentes sociais
- Analisar e propor temas de formação, pertinentes para o desenvolvimento profissional
- Fomentar a realização de projetos de investigação em Serviço Social
- Promover a realização de Encontros/Congressos/Jornadas do SSGC do CHLN
Eventos e Notícias
Serviço Social na Equipa Domiciliária da Consulta de Geriatria do Hospital Pulido Valente
Dia Mundial do Assistente Social
Centro Hospitalar Lisboa Norte comemora Dia Mundial do Assistente Social.
Expo-Carreiras - UCP
Serviço Social do Centro Hospitalar Lisboa Norte participa na Expo Carreiras
Campo de Férias para Crianças e Jovens com VIH
IV Jornadas da UCF LX Norte
Dia Mundial da Higiene das Mãos - 5 maio 2015
Links
http://www.apross.pt (Associação dos Profissionais de Serviço Social);
http://ifsw.org (International Federation of Social Workers);
http://appassi.org.pt (Associação Portuguesa para o Serviço Social Internacional);
https://www.ssap.gov.pt (Serviços Sociais da Administração Pública);
FAQs
Quem pode recorrer ao Serviço Social?
- Todos os cidadãos utilizadores dos Serviços do CHLN e seus familiares ou representantes.
Como posso contactar com um assistente social no CHLN?
- Se estiver hospitalizado, solicite o contacto/presença do assistente social afeto ao respetivo internamento;
- Em regime de ambulatório poderá obter o contacto do assistente social no Serviço Social Piso 1 se estiver no Hospital de Santa Maria, ou no Edifício D. Carlos I, caso esteja no Hospital Pulido Valente.
O atendimento com um assistente social é confidencial?
- Sim. No atendimento com um assistente social é garantida a preservação da privacidade e da confidencialidade. No caso de haver necessidade de recolha de informação, o assistente social informá-lo-á sobre a necessidade e uso dessa mesma informação. Todos os utentes têm direito ao respeito pela sua decisão, ou do seu representante, quanto aos procedimentos a efectuar no âmbito da intervenção social, bem como à sua participação e dos seus familiares, na elaboração do plano individual de cuidados.
O meu familiar vai ter alta e está em situação de dependência, que apoio posso ter do Serviço Social?
- Através do Serviço Social, pode ter acesso à informação sobre subsídios e prestações familiares previstas para quem se encontra em situação de dependência, bem como sobre as instituições que, na sua área de residência, prestam serviços de apoio à família.
Tenho um familiar com deficiência e quero saber de que tipo de apoios é que posso usufruir. Onde posso obter esta informação?
- No Serviço Social pode aceder à informação sobre prestações familiares, serviços disponíveis, recursos locais, Associações e Instituições que trabalham na área da deficiência e reabilitação
O Serviço Social no Hospital pode ajudá-lo a esclarecer:
- Como organizar a alta hospitalar e ter acesso aos apoios e recursos da comunidade.
- Quais os apoios/benefícios em situação de doença, desemprego e precaridade económica.
- Quais os apoios/benefícios em situação de gravidez.
- O que pode fazer se é vítima de maus-tratos.
- Como/onde pode obter ajuda para o tratamento de comportamentos aditivos.