Hospital de Santa Maria vai ter centro de ensaios de Fase 1 para novos tratamentos contra o cancro

quinta-feira, 09 junho 2022 19:01

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) assinou esta quinta-feira, dia 9 de Junho, um protocolo com o consórcio norte-americano START para criação no Hospital de Santa Maria de um centro de ensaios clínicos de fase 1 em Oncologia, com início de funcionamento previsto para setembro. Estes ensaios clínicos são responsáveis por identificar a segurança e os sinais de eficácia dos novos tratamentos numa fase muito precoce da experimentação em humanos e este será o primeiro centro a fazê-lo de forma sistemática no nosso país.

As descobertas científicas para o tratamento do cancro exigem um processo técnico altamente qualificado para que se possa testar pela primeira vez em seres humanos medicamentos que podem vir a ser considerados como novas alternativas terapêuticas. “A seleção de centros para investigação nesta fase é por isso extremamente criteriosa por parte dos detentores dos potenciais novos medicamentos”, explica Luís Costa, diretor do Departamento de Oncologia do CHULN, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular e coordenador do Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). “Por outro lado, para os doentes que já não têm alternativas terapêuticas de acordo com o estado da arte médica, os ensaios de fase 1 são uma oportunidade para eventualmente colherem algum benefício de terapêuticas completamente novas”.

O centro de ensaios clínicos START de fase 1 em Oncologia do Hospital de Santa Maria - START-Lisboa- estará operacional até final do ano e prevê-se que, quando estiver em pleno funcionamento, possa incluir cerca de 200 doentes por ano em ensaios clínicos. Faz ainda parte deste acordo a construção de um novo espaço que acolherá as instalações definitivas do START-Lisboa, próximo do Serviço de Oncologia Médica e do Serviço de Radioterapia. Daniel Ferro, presidente do Conselho de Administração do CHULN e do Centro Académico de Medicina de Lisboa, reforça que “esta é mais uma prova da diferenciação clínica e científica do CAML e da sua capacidade em atrair grandes projetos internacionais”.

O START (South Texas Accelerated Research Therapeutics) é um consórcio internacional que tem centros no Texas, Michigan e Utah, nos Estados Unidos da América, e dois centros em Madrid, constituindo o maior centro associado para ensaios de fase 1 a nível mundial. "O grupo START verificou a capacidade e a qualidade das equipas do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte em acolher uma unidade de ensaios para fase 1 e o potencial de interação científica com o Instituto de Medicina Molecular e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no âmbito do Centro Académico de Medicina de Lisboa”, conclui Luís Costa.

O Centro Académico de Medicina de Lisboa é constituído pelo Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, a que se junta mais uma dezena de parceiros afiliados, um dos mais fortes consórcios clínicos e de investigação em Portugal: Instituto Superior Técnico, Instituto Português de Oncologia, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a que se juntaram recentemente o Instituto Gulbenkian de Ciência, Fundação Champalimaud, Hospital Fernando da Fonseca, Hospital Beatriz Ângelo e Hospital Garcia de Orta.